The Blog

Jornal de Dicas e Notícias

o que é filtro de linha
Elétrica

O que é filtro de linha – Aprenda na prática 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é filtro de linha e qual sua importância para a proteção de equipamentos elétricos, este conteúdo é tudo o que precisa! 

Aqui, vamos te contar o que é filtro de linha, para que serve, qual a preferência entre ele e extensões elétricas. Mas não para por aí, também vamos falar sobre os erros mais graves no setor elétrico. 

Então, se você é um eletricista iniciante ou precisa se atualizar em relação ao mercado da elétrica, não perca nenhuma linha deste guia. 

Vamos lá? 

O que é filtro de linha e para que serve? 

A função de um filtro de linha está em proteger os equipamentos que estão ligados nele através dessas tomadas. Ou seja, ele protege esses equipamentos contra sobretensão que pode ser causada através de um surto elétrico ou picos de corrente.

Desse modo, na parte interna desse filtro de linha, existe um setor que é responsável por identificar essa sobretensão. Muitos reconhecem este fenômeno como um surto elétrico ou pico de corrente. 

Sendo assim, quando ocorre um surto elétrico ou um pico de corrente, a parte interna do nosso filtro de linha detecta essa sobretensão e cria um curto-circuito que queima o fusível localizado nele. Ao queimar, ele interrompe o circuito, protegendo seus equipamentos ligados nas tomadas.

Aqui nós temos o fusível do filtro de linha. Isso porque, esse fusível suporta uma corrente de até 10 amperes. Portanto, ocorrendo uma sobretensão com sobrecorrente, o fusível queima, protegendo os equipamentos ligados no filtro de linha através das tomadas.

Agora que você sabe o que é filtro de linha, se sua dúvida está em qual proteção escolher para os seus aparelhos, descubra abaixo qual é melhor: filtro de linha ou extensão elétrica? 

Filtro de linha ou Extensão elétrica? 

Como dissemos anteriormente, um filtro de linha é um dispositivo utilizado para proteger equipamentos eletrônicos de surtos e picos de energia.

Neste caso, ele é diferentemente de extensões comuns, os filtros de linha têm mecanismos de proteção que evitam danos a dispositivos em caso de anomalias elétricas.

Portanto, com o aumento da quantidade de aparelhos eletrônicos nas casas, muitas vezes faltam tomadas suficientes. 

Por isso, algumas pessoas utilizam benjamins ou multiplicadores de tomadas, mas essa não é a maneira mais segura de atender à demanda. O ideal é utilizar extensões ou filtros de linha.

Diferenças entre Extensões e Filtros de Linha

  • Enquanto extensões servem apenas para aumentar a quantidade de tomadas, os filtros de linha oferecem proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos.
  • Os filtros de linha têm uma chave disjuntor ou fusível que interrompe a energia em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
  • Geralmente, os filtros de linha possuem cabos mais curtos do que extensões.

Além disso, para oferecer proteção contra surtos, o filtro de linha precisa ter um componente chamado varistor. Ou seja, esse componente drena pequenos surtos e evita a queima de aparelhos por sobretensão.

Teste Prático entre filtro de linha e extensão elétrica  

Realizamos um teste utilizando um teste para simular um surto elétrico. Desse modo, ao conectar diretamente em uma extensão, observamos um arco elétrico. 

No entanto, ao realizar o mesmo teste em um filtro de linha, não houve arco elétrico, indicando a proteção oferecida pelo filtro.

Bom, agora que te contamos tudo sobre o que é filtro de linha, para que ele serve e qual a sua diferença entre as extensões elétricas, está na hora de você conhecer alguns erros comuns do setor da elétrica. 

Assim, pode se prevenir de qualquer imprevisto, não é mesmo? E ao sinal de qualquer dúvida, peça ajuda a um eletricista profissional. Isso porque, só ele pode garantir a segurança e qualidade das instalações elétricas. 

5 ERROS mais GRAVES do setor elétrico

Bom, se você chegou nesse conteúdo, imagino que você esteja cansado de terminar uma obra e ficar com aquele receio de que tudo funcione corretamente, sem problemas.

Pois bem, eu te entendo. Quando eu era um eletricista iniciante e trabalhava meio que na sorte, eu também tinha essa preocupação.

Por isso, vou te contar os erros mais graves que um eletricista pode cometer. Veja abaixo: 

Uso Incorreto de Cabos de Mesma Cor 

Um erro bem comum é usar cabos elétricos da mesma cor, seja por falta de conhecimento ou para economizar. Desse modo, em instalações, podemos encontrar cabos de fase, neutro, retorno e aterramento da mesma cor.

Sendo assim, a norma NBR 5410 cita que os cabos devem ser identificados corretamente. Assim, a identificação por cores deve ser a preferência, usando, por exemplo, azul claro para neutro e verde para aterramento.

Ligação Incorreta de Receptáculos 

Os receptáculos, também chamados de bocais, têm a função de conectar a lâmpada ao circuito. Uma ligação errada pode causar acidentes graves. 

Por isso, o retorno do interruptor deve ser ligado à base do receptáculo e o neutro à rosca, evitando o risco de choques elétricos.

Interrupção Incorreta no Interruptor 

Outro erro grave que acontece é se interrompemos o neutro no interruptor ao invés da fase. Ou seja, a lâmpada pode acender normalmente, mas isso é arriscado. 

A norma regulamentadora é muito clara: no interruptor, sempre interrompa a fase.

Decapar o Cabo Incorretamente 

Um erro comum é decapar o cabo de forma que alimente várias tomadas ao mesmo tempo. Isso é perigoso e a norma menciona que partes vivas não devem ser acessíveis. 

Sendo assim, a prática correta é usar um jumper com o cabo ou usar tomadas do tipo monobloco.

Erro na Ligação do Cabo de Aterramento do Chuveiro 

Ligar o cabo de aterramento (verdinho) do chuveiro ao condutor de neutro é um erro. Isso porque, esse cabo serve para conduzir fuga de corrente para a terra. 

Portanto, ligando-o ao neutro, aumenta-se o risco de choques elétricos.

Essas são algumas das falhas mais comuns no mundo da elétrica. Viu só? conhecendo-as, você pode se tornar um eletricista mais seguro e confiante. 

Conclusão 

Neste conteúdo te ajudamos a entender melhor o que é filtro de linha, para que serve e qual a sua importância para a proteção de equipamentos elétricos. 

No entanto, também te contamos que apesar de filtros de linha de boa qualidade oferecerem proteção adicional, eles não garantem 100% de segurança contra surtos elétricos. 

Ou seja, para garantir uma proteção completa, é necessário o uso de um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos).

Além disso, se você ainda não é um eletricista profissional mas sonha em se destacar neste mercado um dia, temos uma dica para você: conheça bem as normas regulamentadoras e siga  sempre as suas recomendações para garantir qualidade e segurança, ok? 

Fique ligado e faça sempre o melhor serviço para os seus clientes!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *